terça-feira, 2 de fevereiro de 2010

Imbolc, Imelc, Oilmec, Candlemass, FireFog

Dê o nome que preferir, fale como quiser... O mais importante é que o Dia da Senhora Chegou!
Para quem não sabe, no Hemisfério Norte, hoje é a celebração do Sabbat Imbolc, que literalmente significa "no leite", este nome está ligado à matéria-prima mais abundante neste período, já que cabras e vacas estão com seus filhotes recém nascidos. É também conhecido como Festival do Fogo, onde deusas e deuses solares são adorados, para que, atraídos pelo chamado, tragam de volta o calor à Terra... O degelo ocorre calmo e tranquilo, o frio perde a intensidade dia após dia, então, as pessoas passam a sair mais de casa, retiram seus animais de dentro da casa, pois a temperatura está tornando-se agradável. E é nessa retirada, que achamos uma das mais importantes associações de Imbolc! A purificação. 
Pensem: Neste periodo as casas estavam repletas de pessoas, já que o inverno rigoroso não permitia a saída de ninguem. Os bichos (galinhas, gado, cabras) tudo dentro de casa também, para poderem suportar o periodo mais difícil do ano. Fogão a lenha trabalhando o tempo todo, pessoas sem banho... imaginem o cheirin da casa!


Então, criou-se o hábito de iniciar essa nova fase do ano, queimando-se tudo o que não era útil na casa, (principalmente o esterco dos animais, acumulado no inverno e que mais tarde, suas cinzas serviriam de adubo para o campo), e também se fazia um faxinão geral, lavando tudo... via de regra a vassoura ia pra fogueira também... já que ao terminar a faxina, a palha da bichinha já tinha se acabado!

Com a casa limpa, a fogueira acesa, começavam então as cantorias, os planos e a confraternização se instalava. Até hoje, quem vive no campo sabe o quão importante é a boa relação com seus vizinhos. Muitas vezes, sua vida depende disso...

E é neste contexto que o Retorno da Donzela, o dia de Brigith se desenvolveram. Brigith é cultuada principalmente na cultura Celta, como uma ruiva donzela, cheia de vida e esperança. Com suas tranças acobreadas, com suas músicas, com sua poesia e sua dança, ela é chamada para moldar o próximo ciclo. É tradicional que após o traçado do circulo, a mulher mais jovem presente, varra o circulo, com uma vassoura de palha, purificando-o e levando para fora do circulo, todas as impurezas acumuladas (fisicas e astrais) remanescentes no perímetro.
 Como é cultuada também como Mãe, nutridora e protetora, neste período as chamas da casa são consagradas em sua homenagem. Para aqueles que pretendem manter a chama eterna de Brigith acesa, é em Imbolc que a primeira chama  toma vida. E não será com brasa ou isqueiro que esta chama nascerá. Depois do faxinão do dia primeiro de fevereiro, você deve iniciar o acender desta vela, com os primeiros raios solares (use uma lupa, um vidro comum com agua ou uma lente para este intento). Após acesa a chama, cantos e oferendas são feitos a ela, e esta, convidada a residir também em sua casa. Ao longo dos anos, uma vela será acesa na outra, e mantida, durante 24 horas por dia, 365 dias por ano... pra sempre.


Existem outras atividades para este sabbat, como a coroa de velas de Arianhod; a missa (ou massa) de velas (varia de acordo com o tradutor), que é uma procissão noturna, que tem a intenção de guiar o caminho do sol, de volta à terra.


Particularmente acredito que, ao entender o significado do sabbat, você sempre irá misturar fogo, sol, calor, comida, festa, deuses solares, cores e sabores quentes, para esta celebração. Pelo menos é o que ocorre comigo.


Mas há ainda a purificação pessoal, que também realizamos neste sabbat. Pode-se chamar de uma desintoxicação, de abstinência, e (pasmem!), eu já ouvi pagão chamando este período de penitência! Só para esclarecer, deixemos as auto-punições para religiões que entendem melhor deste assunto que o paganismo, ou neo-paganismo - como preferirem. Afinal, não combina com os valores bruxísticos esse lance de auto-punição.


Como este é um momento de renascimento em toda natureza, também é o período tradicional para a realização das iniciações neste caminho. Hoje em dia, algumas tradições (pelo menos até onde sei, no Brasil) adotaram dois períodos iniciáticos, ou Imbolc ou Lammas, mas o fato de realizar iniciações em Lammas, é derivado da quantidade de pessoas que adotaram a roda sul, então, diríamos que há iniciações no Imbolc da roda norte - em fevereiro, e no Imbolc da roda sul - em agosto.


A abstinência precede o período de iniciações, num período que pode variar de uma lunação à uma semana. Ela baseia-se em quebra de padrões comportamentais e alimentares neste período. A pessoa deixa de comer carnes, abstêm-se de refrigerantes, cafeína, sexo, alcool, cigarros e outros vicios; Escolhe também uma outra coisa, comportamental ou alimentar, para oferecer à sua Divindade de culto. Esta quebra de padrões traz uma mudança no campo energético do indivíduo, que serve como uma bateria de poder, muito útil ao longo da vida mágica, diga-se de passagem. 


Acredita-se que este período de abstinência tenha sido motivado pela dificuldade que era encontrar seu iniciador no passado. Viagens longas deveriam ser feitas (nunca superiores a 1 lunação completa). Ao longo da viagem, o postulante não teria mais o conforto de casa, os alimentos básicos, e seria confrontado com algumas privações e dificuldades no caminho. E ainda assim, tinha que manter a calma, o equilíbrio e o foco na iniciação vindoura.
Após a iniciação, todo ano, faz-se a abstinência de ao menos uma semana, destes itens, como uma forma de relembrar sua iniciação. Talvez por isso, hoje em dia, dedicados, postulantes e iniciados tenham adotado igualmente a abstinência de Imbolc, antes reservada à iniciandos e iniciados somente.


Limpe sua casa, Limpe seu espírito, Limpe seu corpo.Com tudo limpo,  o Novo chega!


Que a Senhora das Chamas e que a Senhora das Tranças lhe tragam uma nova compreensão deste momento!


Feliz Imbolc!


BB

Nenhum comentário:

Postar um comentário