quarta-feira, 23 de setembro de 2009

O QUE É DEDICAÇÃO NA BRUXARIA?


 Ao longo dos anos, muitas pessoas têm me perguntado a respeito da dedicação e sobre o que se espera que um dedicado tenha passado para saber se é ou não o momento de chegar à iniciação.
Então, resolvi escrever como é que eu vejo isso.  
Para mim, a dedicação é composta de três aprendizados básicos:
Em primeiro plano, ela é e sempre será uma preparação para o sacerdócio.
Na seqüência, a dedicação destina-se ao contato devocional com os deuses, e conseqüente aprendizado com eles.
Em terceiro lugar, a dedicação também é aprendizado com os outros, aprendizado com os que vieram antes e preparação para que aprendam a ensinar aos que vierem depois.
Enfim, Dedicação, não é nada mais, nada a menos, que dedicação integral, ao caminho sacerdotal que escolheram.
Minha tarefa neste processo, como sacerdotisa iniciadora, é apresentar o caminho do sacerdócio ao postulante. A tarefa do postulante, por sua vez é escolher se quer ou não continuar neste caminho. Se ele (a) deseja ou não se iniciar e levar uma vida sacerdotal.
Como dedicadora, tenho o dever de avaliar a evolução de cada um neste caminho. De avaliar se o desejo é real ou não. Tenho o dever de apresentar, seja com tarefas, com exemplos ou com teoria, o rico mundo da magia e do sacerdócio.
O dedicado é direcionado a pesquisas relacionadas tanto com conhecimento teórico da historia da bruxaria, quanto ao estudo das principais civilizações pagãs e suas mitologias. Além disso, pesquisas sobre metodologia de oráculos e feitiços, sobre leis e praticas mágicas.
De acordo com a evolução do conhecimento teórico, direcionamos o treinamento prático.
Porém, eu acredito que o mais importante do processo, é o direcionamento ao autoconhecimento, pois é essencial que o postulante se conheça, se reconheça, para então conhecer e reconhecer a divindade em si.
Abaixo eu cito alguns dos itens que pra mim são básicos para evitarmos erros graves, tanto na vida sacerdotal, quanto na vida mágica diária enquanto avaliamos se estamos ou não prontos à iniciação.
Quando estiverem se perguntando em que fase está rumo à iniciação, analise se você aprendeu, ou no mínimo iniciou o aprendizado de cada um destes itens.
1 - Aprender a compartilhar
O poder; o conhecimento; as responsabilidades; as dificuldades; as alegrias; as ambições; a fé; o serviço; a liderança; as mágoas; as verdades; seu eu verdadeiro; suas descobertas sobre você mesmo; suas descobertas sobre o outro e principalmente o futuro.
Aprender a compartilhar é extremamente importante. Quando se pretende fazer parte de algo.
Um sacerdote da Wicca faz parte de um conjunto maior e tem a responsabilidade da manutenção deste grupo, mesmo que seja um praticante solitário.
Ser um sacerdote wiccaniano, dentro de uma tradição, reforça essa necessidade por que a responsabilidade dentro desta tradição é mais forte, mais perceptível e certamente mais evidente.
Ser um sacerdote, dentro de um coven implica em tornar-se uno com os outros membros. Tornando-se uma parte da identidade do grupo, sem deixar de ser o grupo inteiro.
2 - Aprender a respeitar
A si mesmo; aos membros do grove; aos membros do coven; a sua família; as suas vontades; as outras religiões; as outras opções; as decisões; aos deuses; os atos mágicos; o aprendizado; os ensinamentos; o segredo; o público; o tempo; a natureza; o seu corpo; o corpo dos outros; a sua sexualidade; a sexualidade dos outros; seus desejos; os desejos dos outros e infinitas outras possibilidades, tão diversa quanto à natureza.
Respeitar não significa apenas aceitar o que os outros são, têm, ou pensam. Significa que, independente da opinião do outro, você respeita o direito do outro de pensar assim. Mesmo que discorde.
Respeitar implica em vocês não ultrapassarem, nem permitirem que ultrapassem os limites de cada um.
Respeitar significa se colocar no lugar do outro, quando se mente, quando se trai, quando se desrespeita e menospreza a capacidade emocional, intelectual, ou espiritual do outro.
Respeitar é dar a importância real que cada ser vivo ou criado tem, e isso inclui você mesmo!
Respeitar é olhar a divindade, como parte de você, e você como parte dela.
Respeitar é primeiramente um ato de amor, amor a diversidade, que é a marca mais forte da deusa. Diversidade!
Respeitar é ser justo. Sempre. Nada a mais, nada a menos, apenas o justo.
A única maneira de aprender a aplicar o respeito, pelo menos que eu conheça, é através do amor. Primeiro ame você, depois aos outros.
Sempre peço aos meus dedicados que pensem a respeito! Você já aprendeu a se respeitar? Já aprendeu a respeitar o tempo que dedica a alguma atividade? Já aprendeu a respeitar o tempo que dedica a você? Não apenas dentro da bruxaria, mas fora também.
Você já aprendeu a respeitar suas vontades, seus desejos? E o respeito ao caminho que resolveu seguir a algum tempo atrás? E os compromissos que esse caminho implica?
Você respeita sua palavra? Faz sua palavra ser respeitada? Você respeita suas decisões? Respeita seu corpo?
Pense em quanta coisa existe à sua volta para testar seu aprendizado de respeitar...
3 - Aprender a rir
De você; das tristezas; dos erros; das situações; das desavenças; do imprevisto; de uma boa piada; da vida; das perdas; dos próprios esquecimentos; do esquecimento dos outros; das perfeições; das imperfeições; da deusa...
Não leve a vida tão a ferro e fogo. Rir, gargalhar, chorar de tanto rir.
Isso implica que você libera os seus sentimentos. Tenham em mente, que nosso mundo é mutável, cada mudança acontece a cada segundo. Tudo muda rapidamente. Lágrimas têm que ser transformadas em riso, principalmente na vida de um bruxo. Pare de lamentar-se. Ria. Transforme sua vida em atos contínuos de prazer e alegria. Chore, quando necessário for, mas não dedique mais tempo que necessário as lágrimas.
Não está bom? Lamentar não vai ajudar em nada! Aja, para que tudo fique bom e para que a situação mude.
Aprenda. Não lembra? Repita. Não conseguiu? Tenta de novo. Mas ria, ria sempre. Libere as endorfinas do seu corpo. Deixe-as circular rapidamente. Habitue-se a ser feliz. Jogue fora o hábito de reclamar!
Reclamando, se perde muito tempo falando do que é ideal, do que é desejável, de como gostaria que fosse! Bruxos não desperdiçam tempo! Não desperdiçam energia! Se nada pode ser feito, dê um ponto final! Pare de reclamar e olhe para frente.
Comece a agir hoje de forma que amanhã o sorriso seja mais duradouro no seu rosto. Esteja satisfeito com suas opções. Se elas não são as melhores, são as que você tem em mãos! Então faça o que puder para que seja a melhor!
Reclamar do defeito do outro, não é produtivo. Reclamar do hábito do outro, não é produtivo. Reclamar nunca é produtivo!
Ação, movimento, atitude. Isso sim é produtivo!
Você tem agido de maneira a mudar as suas tristezas? Você tem agido na sua própria vida ou permite que ajam por você? Está satisfeito com seu trabalho? Está satisfeito com suas relações amorosas? Com suas faculdades? Com seu aprendizado?
Suas ações são guiadas pela satisfação de seus desejos, no intuito de torná-la uma pessoa plena e integra?
Reflita.
4 – Os quatro pilares da magia... Saber, Querer, Ousar e Calar.
Qual é compromisso que você, atualmente, tem na sua vida diária com cada um destes itens?
Você sabe o que quer? O que ousa obter? Guarda o que deve ser guardado? Expõe o que deve ser exposto? Quer o saber? Está disposto a pagar o ônus de cada uma destas leis?
 5 – Consciência
Já aprendeu a estar consciente da sua própria vida? Do seu próprio corpo? Das suas necessidades? É consciente do mundo que o rodeia? Sua consciência consegue ultrapassar os limites desta realidade?
6 – Escolha
Você sabe escolher? É consciente de todas (mas todas mesmo) suas escolhas? Sabe que a vida cobra por suas escolhas? Sabe o peso das escolhas e das não escolhas em sua vida?
7 – Responsabilidade
Você é responsável pelo que está a sua volta? Pelos acontecimentos que o atinge? Ainda culpa seus pais pelos seus erros? Culpa a sociedade? Quem é o objeto das culpas ao seu redor atualmente?
8 – Disciplina
Você é disciplinado?
Imaginem a cena: Sua mãe/filho/cachorro está doente, sob risco de vida. Médicos desenganaram. Nada garante a sobrevivência. Vocês têm disciplina o suficiente para passar uma semana, trabalhando, dia e noite, magicamente, sob jejum, tecendo algum feitiço para a manutenção da vida desta pessoa?
Se sua resposta é sim, eu pergunto então, você faz uso desta disciplina, ao fazer qualquer ato mágico e não mágico na sua vida? Seu treinamento dura o período proposto?
Se sua resposta é não, eu pergunto, como você conseguirá fazer qualquer coisa na sua vida, que  dependa exclusivamente do seu esforço? Como você pretende atingir o sucesso, seja em feitiços, no seu relacionamento com a deusa, na sua faculdade, no trabalho, se não aprendeu a usar a disciplina como ferramenta e aliada?
9 – Liberdade
Você já sentiu o gosto da liberdade? Sabe o que é isso? Gostaria de ser livre? Por que não é? Onde você está preso? Quem te prende? Por que está preso?
Já se viu sem amarras? Saberia como viver em liberdade?
11 – Humanidade
Você se aceita como um ser HUMANO? Um ser que tem seus defeitos e que tem falhas, mas que também tem seus amores e suas qualidades?
Você acha que deveria se perfeito? Você se permite ter falhas e falhar de vez em quando? O conceito de humanidade é claro pra você?
Se você entende que está cercado por humanos e que você é humano, permita que eles também tenham falhas.
 Se você fosse a deusa, o que mais lhe atrairia no HUMANO? Qual é a principal qualidade do humano pra você? E qual o maior defeito?
12 – Auto-estima
Você sabe o que é amor a si mesmo? E o que é o amor à deusa? O que é o amor a vida?
Pense em que tipo de presente você dá as outras pessoas. E no tipo de presente que pretende dar a deusa. Você teria coragem de dar a ela algo que você não amasse? Então pense em como você tem se amado, como você tem se tratado. Este material que você vai entregar a ela está nas condições adequadas?
13 - Verdade
O que é a verdade? Quando ela deve ser usada? Por que não usá-la o tempo todo? O que acontece com você, que faz com que você se veja obrigado a mentir? A quem você ilude quando mente? Quando é que a ilusão, tem prioridade na sua vida? Por quê?
Enfim, esses questionamentos são para mostrar as coisas que espero que meus dedicados saibam responder, pois estas foram as perguntas que o sacerdócio me fez. São questões que a Deusa me colocou ao longo da minha dedicação e ao longo da minha vida sacerdotal.
Eu não quero apresentar à Deusa uma pessoa que não saiba seu próprio valor. Que não saiba o valor do divino, do humano, da verdade, do compromisso, da coragem, da ousadia, da liberdade, da responsabilidade, da disciplina, da vontade, do amor, do saber, do oculto...
Não pretendo apresentar seres perfeitos, mas sim seres sinceros nas opções que fizeram de serviço e de amor.
Quero apresentar aos deuses seres que tenham coragem de olhar para seu pior defeito, e dizer em alto e claro som, eu me amo, também por esse meu defeito!
Que digam que têm coragem de olhar no fundo da sua própria ferida, e apos lambê-la, resolvam se levantar, e mudar o tipo de erros que vão cometer...
Que sejam conscientes da sua importância na teia da vida, que respeitem a si mesmos e aos outros, dando valor devido a cada uma das situações que a vida impõe... Que não tenham medo de errar, mas tenham a coragem de tomar as decisões certas para sua própria vida.
Seres conscientes de si mesmos, seres íntegros...
Pois eu só apresentarei aos deuses, seres dignos de recebê-los.


Estas são as minhas preocupações ao discutir se um dedicado está ou não pronto para ser apresentado aos deuses. Mas não implica que sejam os únicos pontos a serem avaliados, mas mostram bem o caminho de autoconhecimento que precisa ser percorrido.
Espero que possa ajudá-lo a perceber o quanto precisamos estar ligados a nós mesmos e ao todo, neste mesmo instante e agora.
Bênçãos de Hécate, nossa iniciadora.
Calixto Circe Cency
3c 23/01/2006

Nenhum comentário:

Postar um comentário